quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Temporada 2010 – Parte I – Treino classificatório e o fim do reabastecimento

A regra mais polêmica do ano será o banimento do abastecimento no meio das corridas. Isto significa muito para as provas. O famoso jogo de estratégias, com relação ao peso dos carros, devido a quantidade de combustível de cada equipe, acabou. As mudanção também atingem os treinos de classificação da F1, que são divididos em 3 partes: Q1, Q2 e Q3.

Em 2009, tanto no Q1, quanto no Q2, os 5 pilotos com os piores tempos eram eliminados das próximas etapas e já descobriam a posição onde iam largar. Não existia regra com relação ao combustível, ou seja, todos poderiam estar leves, com pouca carga de gasolina. Mas para o Q3, o nível de combustível dos já deveria ser o mesmo usado no início da corrida, ou seja, mudavam de piloto para piloto.


O que muda este ano?


Além do número de carros – subiu de 20 para 26 –, o número de eliminados no Q1 e Q2 não será 5, como em 2009, mas 8, para que 10 sobrem no Q3 e disputem a pole. A regra do abastecimento acaba para o Q3. Os carros usarão em toda a qualificação um tanque praticamente vazio, fazendo assim os melhores tempos a todo o momento. Não existirá, então, a possibilidade de um carro ter garantido a pole por usar pouco combustível.


Para a corrida, os pit stop também foram modificados. Eles acontecerão apenas para a mudança de pneus – macios ou duros –, já que a regra que obriga o uso dos dois tipos por prova, persiste. O reabastecimento não existirá, por isso, os tanques dos carros deste ano serão maiores.


O motor que economizar mais gasolina, poderá ter um propulsor menor, já que o que importa mesmo é o peso do carro do F1. Com o tanque vazio, a regra anterior tinha um mínimo de 605kg por carro. Para 2010, o mínimo é de 620kg. Será um ano diferente, em todos os sentidos.

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