domingo, 7 de fevereiro de 2010

Apresentações Parte III - Na frente dos concorrentes

Entre as novas equipes da Fórmula 1, sem contar a Sauber, que trabalha com o chassi da antiga BMW, a Virgin, ex-Manor, saiu na frente e já apresentou o carro para 2010. Entre as novatas, é a equipe que possui maior estabilidade financeira. Por isso, possui uma dupla muito boa: o alemão Timo Glock e o brasileiro Lucas di Grassi.

O carro da nova equipe foi totalmente feito através do computador. O carro não passou por testes no túnel de vento. Por ser caro e trabalhoso para ser feito em pouco tempo, o equipamento não foi utilizado para o desenvolvimento do VR-01, que estreia no Bahrein, início da temporada da Fórmula 1, em 14 de março. Mesmo assim, o túnel de vento é mais fiel à realidade.

“Sem dúvida desenvolver o carro digitalmente é muito mais barato e o custo-performance, por assim dizer, é muito melhor. Ainda não é o ideal. Ainda acho necessário ter tempo ilimitado para desenvolver o carro tanto eletronicamente, como no túnel de vento, como as outras equipes fazem. Porém, entre a folha do papel em branco até o carro pronto foram apenas seis meses”, diz Lucas di Grassi, sobre o desenvolvimento do VR-01, para o jornal Lance.

Apesar do baixo custo com o desenvolvimento digital, a Virgin, antiga patrocinadora da Brawn GP, que agora possui equipe própria, possui sim uma ótima estabilidade financeira. “Toda a estrutura da equipe, e o fato de ser uma empresa com o a Virgin por trás de tudo isso, com certeza dá uma segurança do lado financeiro muito maior do que uma equipe feita do nada”, analisa o brasileiro.


A equipe segue o desenvolvimento do carro e estará presente do próximo teste coletivo da F1, na próxima semana, em Jerez de la Frontera, sendo a primeira equipe novata a correr ao lado dos grandes da F1.

Um comentário:

  1. Muito boa essas apresentações!
    Não estou postando pois meu tempo é curto!
    Mas estou lendo todas!
    Esse ano vai dar Ferrari, medo do Asturiano!

    ResponderExcluir