Mordido desde o treino classificatório, Vettel assumiu o 2º lugar logo na primeira curva. O perdeu na mesma volta. Nas paradas de box, a velocidade do pit da Red Bull foi mais rápido que o da McLaren. Os ingleses deixaram Hamilton perder o 2º lugar. Enquanto isso, no pelotão de trás, Kubica sustentava a posição, enquanto atrás dele vinha Massa, Petrov e Alonso – demorou para chegar, pois largou em 12º.
A volta 40 foi a mais importante da corrida. Vettel, visivelmente mais rápido, atacou Webber na curva 12. O alemão não teve controle total do carro, que perdeu levemente o controle e acertou o companheiro. Pior para Vettel. O jovem saiu do carro muito bravo, e fez sinais de loucura para o acontecido. O australiano não agiu errado, apenas manteve a trajetória e não cedeu a posição.
A colisão entre as RBRs fez as duas McLarens pularem para a ponta. Vettel abandonou e Webber teve que parar para trocar o bico. Na volta 49, Button resolveu atacar o companheiro. “Na 12 eu o passei por fora. Por mais umas cinco curvas nós nos divertimos muito, mas foi difícil manter o 1º lugar”, comentou o campeão de 2009, logo após a corrida, em entrevista coletiva, transmitida pelo Sportv.
Nas últimas voltas as batalhas por posição não cessaram. Alonso deixou Petrov para trás. Pior para o russo, que tocou levemente na Ferrari e teve o pneu dianteiro direito furado – ele abandonou a prova. Alguersuari ainda tirou a felicidade de Kobayashi nas últimas voltas. O japonês era o 10º e estava marcando o primeiro ponto da Sauber. Porém, o espanhol da STR errou e devolveu os primeiros pontinhos do time suíço.
Agora, com também 3 vitórias no mundial, a McLaren assumiu a ponta, com um ponto a mais que a RBR. São 172 contra 171. A Ferrari é a terceira com 146. Apesar de “perder a vitória”, Webber é o líder com 93 pontos. Button e Hamilton estão logo atrás com 88 e 84 pontos. Sem pontos no dia, Vettel é o 5º com 78 pontos, atrás de Alonso, com 79.
1º Lewis Hamilton – McLaren – 1:28:47.620
2º Jenson Button – McLaren – +2.6
3º Mark Webber – RBR – +24.2
4º Michael Schumacher – Mercedes – +31.1
5º Nico Rosberg – Mercedes – +32.2
6º Robert Kubica – Renault – +32.8
7º Felipe Massa – Ferrari – +36.6
8º Fernando Alonso – Ferrari – +46.5
9º Adrian Sutil – Force Índia – +49.0
10º Kamui Kobayashi – Sauber – +65.6
14º Rubens Barrichello – Williams +1 VOLTA
19º Lucas di Grassi – Virgin + 3 VOLTAS