domingo, 15 de março de 2009

Albert Park, o inicio


Albert park, Melbourne, Austrália. Este é o palco para o primeiro espetáculo do ano. Na categoria desde o dia 10 de março de 1996, quando substitui o GP de Adelaide (também na Austrália), o circuito é a porta de entrada tradicional para os anos da Formula 1. Sempre foi o “1º GP” nos anos em que esteve presente. Tentaram, e até mesmo chegou a sair o calendário de 2009 com o Gp do Bahrein sendo o primeiro da temporada, mas a tradição falou mais alto. Os fãs da Formula 1 já estão acostumados a esperar pelo GP de Melbourne para ver os novos carros. Convenhamos, ver a nova formula 1 no meio do deserto, apenas com areia por todos os lados - caso do Bahrein - não seria tão interessante quanto a corrida no parque de Melbourne, ao redor do lago que leva o seu nome.

O circuito é utilizado apenas uma vez por ano. Com isso, os pilotos enfrentam o problema do asfalto pouco aderente e grande desgaste dos freios.

Com o contrato renovado até o ano de 2015, o circuito já foi cotado para ter uma corrida noturna, o que não foi concretizado e provavelmente não será. O Problema do circuito é que a pista está se tornando cada vez menor (em questão de largura) em comparação aos novos circuitos que estão surgindo. O que impede ultrapassagens.

Como os carros que chegarão a Melbourne ainda não estarão com os 100% do seu potencial e confiabilidade, o Grande Prêmio traz muitas surpresas, já que, tem a maior taxa de quebras de todos os circuitos da temporada. Pilotos e carros que não costumam freqüentar o pódio, acabam subindo em um dos degraus para estourar a champanhe.
O Circuito tem muitas “pequenas curvas” e principalmente “chicanes”, que são curvas em formato da letra “S”.

Para os fãs de Felipe Massa, essa não costuma ser uma boa corrida, na Ferrari, por exemplo, em 2006 se acidentou na primeira curva, em 2007 chegou em sexto lugar e em 2008 teve problemas com o motor do carro.

Lembrando que esse ano, para melhor adaptação ao horário europeu, o GP vai acontecer às 17 h, horário local, (3 horas da manhã de sábado para domingo, horário de Brasília).

Seja Bem vindo ao circuito de Albert Park, anote na agenda e ligue o despertador, dia 29 de Março começa a temporada 2009 da Formula 1.

Abaixo um vídeo “onboard” (com a câmera do carro) de Lewis Hamilton, vencedor do Gp de 2008.
(Agradecimentos especiais para quem esta ajudando o blog. Eduardo, obrigado por fazer a nossa imagem de entrada)



3 comentários:

  1. Realmente Melbourne aparenta ser um lugar muito mais interessante para o inicio da f1 em 2009, e é algo que deixa os seguidores da f1 se sentirem mais "em casa", com tantas alterações,tanto nos carros, nas equipes e na maneira de classificação do vencedor, ao menos o cenário será o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Melbourne é significado de F1, de re-inicio, de voltar a acompanhar o ronco dos motores durantes os domingos.
    Eis que se inicia a F1 2009!

    ResponderExcluir
  3. "O circuito é utilizado apenas uma vez por ano"
    esquisito nehh?
    digo isso pelo número de pistas
    existentes hehehh

    29 de março??
    Bora conferir!

    ResponderExcluir