terça-feira, 24 de março de 2009

Vai acabar

Chega. Especulações, idéias, malandragens, ansiedade, etc. Tudo isso chega ao fim nessa semana. A partir das 22h30 de quinta, a Sportv transmite o primeiro treino livre da nova Fórmula 1. Daí em diante, o fã da Fórmula 1 não fará mais contas, não fará previsões no escuro. Tudo estará às claras.

Quase nenhuma mudança nos cockpits. As únicas que ocorreram foram na equipe que leva o nome da empresa austríaca de bebidas energéticas, Red Bull. Na RBR, equipe principal – que mesmo sendo a toda poderosa, ficou atrás da prima mias nova em 2008, e leva em seu chassi os números 14 e 15 –, o veloz alemão Sebastian Vettel, autor da façanha de colocar a STR à frente da RBR, agora pilota pela equipe de cima. Ele substitui o aposentado escocês David Coulthard. Já o STR4, que perdeu Vettel para a equipe de cima, trouxe no lugar do alemão, o suíço Sebastien Buemi, dono do carro de número 11.

A dança das cadeiras parece não ter acontecido na F1 este ano. Apesar da mudança da Honda, para Brawn GP, mesmo assim os pilotos seguiram os mesmo, o inglês Jenson Button e o brasileiro Rubens Barrichello.

A grande mudança ficou mesmo no regulamento, que mudou completamente a visão dos torcedores e dos especialistas em relação as equipes e pilotos – aliás a mudança que colocaria o campeão com o maior número de vitórias e não de pontos, foi por água à baixo –. A toda poderosa Mclaren já não é poderosa assim. O brasileiro Barrichello já não é mais um piloto em fim de carreira e sim o grande nome ao título mundial. Independente de tudo isso, a dança das cadeira devem voltar em 2010, já que 12 pilotos tem seu contrato finalizado esse ano – Kovalainen, Alonso, Piquet, Heidfeld, Rosberg, Nakajima, Vettel, Bourdais, Fisichella, Sutil, Barrichello e Button –.

Fique tranquilo amigo torcedor. A ansiedade vai acabar. Confira lista dos números para o ano de 2009, que a FIA anunciou na segunda-feira:

1. Lewis Hamilton – McLaren
2. Heikki Kovalainen – MaLaren

3. Felipe Massa – Ferrari
4. Kimi Raikkonen – Ferrari

5. Robert Kubica – BMW Sauber
6. Nick Heidfeld – BMW Sauber

7. Fernando Alonso – Renault
8. Nelsinho Piquet – Renault

9. Jarno Trulli – Toyota
10. Timo Glock – Toyota

11. Sébastien Bourdais – STR
12. Sébastien Buemi – STR

14. Mark Webber – RBR
15. Sebastian Vettel – RBR

16. Nico Rosberg – Williams
17. Kazuki Nakajima – Williams

18. Adrian Sutil – Force India
19. Giancarlo Fisichella – Force India

20. Jenson Button – Brawn GP
21. Rubens Barrichello – Brawn GP

Nenhum comentário:

Postar um comentário