sexta-feira, 13 de março de 2009

Nada se cria, tudo se transforma

Hoje é mais que moda ter um Messenger, é praticamente obrigação. Hora e outra a equipe de produção atualiza o programa, e você corre para baixar a nova versão. São sempre mudanças pequenas que lhe agradam ou não. Agora pense que de uma hora para outra, o Messenger que você tanto usa, muda drasticamente. Aparecem utilidades novas, as antigas desaparecem. Seria estranho no começo. E difícil até todos se adaptarem. Uns se sairiam melhor que outros.

É isso que sofre a Fórmula 1, nesta versão 0.9 (leia zero ponto nove). O carro está totalmente diferente dos anos anteriores. Ano em ano, as mudanças acontecem. Neste ano a mudança foi enorme. Tudo em favor do apaixonado por F1. Claro, que as mudanças aconteceram para que as – cada vez menores – ultrapassagens aumentem. Mas sim, pensando no divertimento dos fanáticos. Aos menos atentos aqui vão as principais mudanças do ano:

1) A asa traseira, esta mais alta e estreita.

2) Já a asa dianteira está mais comprida. No ano de 2008, cada ponta da asa chegava até a parte interna do pneu. Agora elas se estendem até o lado externo dos pneus.

3) Os pneus slicks voltam a ser usados. Eles não possuem sulcos (riscos no pneu ou rachaduras, como preferir) o que diminui o atrito com a pista e consequentemente traz mais velocidade.

4) Apêndices ou alegorias como as orelhas de dumbo (foto 1), os chifres (foto2), estão proibidos. A única restrição é a barbatana de tubarão, que ainda pode ser usada.

5) A regra para a troca de motores também mudou. Caso o motor quebre no treino classificatório, o piloto pode fazer a troca para a corrida, sem ser penalizado. Esta troca pode ocorrer 8 vezes, a partir da 9ª, o piloto passa a ser penalizado, perdendo posições no grid. Ou seja, 8 propulsores novos podem ser usados no ano.

6) A grande diferença para esse ano é a instalação do KERS. Aportuguesando, seria o sistema de recuperação de energia cinética. O KERS, visa aproveitar a energia que se acumula nos discos de freio, após cada freada. São necessárias aproximadamente 7 segundos de freadas (não precisa ser uma freada de 7 segundos, podem ser 7 freadas de 1 segundo por exemplo) para o KERS se acumular desta energia. Com o KERS abastecido, o piloto aciona um botão no volante, que transforma essa energia acumulada em 81,6 cavalos de potência, a mais para o motor. Esta potência adicional dura 6s67. A engrenagem que fica acoplada ao motor gira 64 mil vezes por minuto. Quebra à vista?

Espero que esteja mais fácil a visualização das mudanças para a versão 0.9 da Fórmula 1. E acabo tocando novamente no tema “surpresa”. Pois elas podem não parar nas mudanças, e sim no grid.

William Kayser para o 1º GP.

2 comentários:

  1. ooh rapaz
    to gostando de ver hein?
    os textos tão muito bons, de verdade..
    muito massa Will
    aquele abraço!

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  2. Que q isso ein William Kayser ja esta mostrando seus talentos... To vendo q daqui a pouco vai sair um grande jornalista de esportes...
    Com seus textos muito bem bolados e muito criativo... Parabens Sr. Kayser Sucesso Brother... Deus te abençoe... Falow abraço

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