segunda-feira, 30 de março de 2009

O sorriso que saiu com muita dificuldade


Jornais brasileiros, como o “LANCE!” já faziam as contas. Com Rubens Barrichello, na primeira fila, o Brasil poderia chegar a 100ª vitória na Fórmula 1 – Senna 41, Nelson Piquet 23, Fittipaldi 14, Massa 11, Barrichello 9 e José Carlos Pace uma –.

As contas e esperanças ficaram na largada, quando com problemas na embreagem, a BGP001 do brasileiro demorou a sair do lugar. Não bastando isso, Barrichello ainda sofreu dois leves toques, logo na primeira curva. O primeiro do finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, que acabou com o difusor do carro da Brawn Gp – farei um texto explicando a função desta tal peça mágica –. “Quando a McLaren me acertou na traseira, quebrou o danado difusor, aquele que todo mundo fala que é o motivo de a gente estar melhor. Corri o GP todo com ele quebrado, o que mostra que o carro é robusto” contou o brasileiro ao site esportivo da globo. No mesmo momento da prova, Rubinho ainda se tocou com o piloto da casa Mark Webber, da RBR. A batida quebrou o lado esquerdo da asa dianteira do piloto brasileiro. Mesmo assim ele seguiu na corrida.

A sorte começou a partir para o lado de Barrichello, na 10ª volta, quando – o que nos últimos anos era inpensável – o protagonista deste texto, ultrapassou o finlandês da Ferrari, Kimi Raikkonen. Para não dizer só da ultrapassagem, Rubinho ainda tocou no ex-campeão mundial, o que danificou ainda mais a asa que já estava comprometida. Com 6 voltas mais, Nico Rosberg, da Williams, parou nos boxes. Com problemas na troca do pneu dianteiro esquerdo, o alemão ficou 21,1 segundos parado. Bom para Rubinho.

Na 18ª volta – no momento certo –, Kazuki Nakajima, o japonês da Williams, se perdeu após passar por cima de uma zebra, e bateu de bico, nos muros de Albert Park. O Safety Car, fez sua primeira apresentação no ano, e Barrichello aproveitou para fazer sua parada e consequentemente a troca do bico com a asa danificada. A parada foi de 22,2 segundos, e o brasileiro caiu para 10º. A partir daí, muitos problemas e erros. Iniciados com Nelsinho Piquet, da Renault. Raikkonen, e Felipe Massa da Ferrari, também abandonaram. Rosberg, com os pneus gastos, foi perdendo posições. Os que não pararam no pit stop, foram parando e Rubinho já era o 4º. Há 3 voltas do fim o polonês Robert Kubica – apressado – da BMW, tentou a ultrapassagem em cima de Sebastian Vettel, o alemão promissor da RBR. A disputa pelo segundo lugar, acabou fora das pistas. Pois por fora, Kubica tentou a investida, mas Vettel, espalhou na curva – devido aos pneus – e colidiu com o polonês.

Podia ser uma dobradinha comum – já que Jenson Button, o inglês da Brawn GP venceu –, mas a sorte premiou Barrichello, apesar dos erros, com o segundo posto da corrida. “Eles (Brawn) estão em outro nível. Se a Corte de Apelações não fizer nada no dia 14, então eu acho que eles vão ganhar as 17 provas”. Comentou o espanhol Fernando Alonso, da Renault, para o site esportivo da globo.

Que seja assim Alonso, e pelo andar da carruagem, apesar dos apesares, a sorte parece estar favorecendo o brasileiro. O andamento do circo da F1 responderá, mas o ano do título chegou.

5 comentários:

  1. ehhh pelo jeito a Brown vai surpreender esse ano e desbancar as favoritas ferrari e mclaren

    e se as outras equipes nao melhorarem vamos ter uma briga entre button e rubinho pelo campeonato

    Ross Brown jah mostrou q era bom na ferrari e agora vem desenvolvendo um otimo trabalho na Brown

    ResponderExcluir
  2. Gostaria dizer que apesar de não gostar muito de f1,gostei muito dos pequenos detalhes que o jornalista colocou sobre a corrida de domingo.
    ja esta nos favoritos do meu computador esse Blog.
    um abraço ao Kayzer e espero ate a proxima materia.

    ResponderExcluir
  3. Pois é William!
    Primeiro, parabéns pelo texto. Segundo, Nelsinho correspondeu às minhas espectativas, fez merda. E terceiro, não boto fé no Rubinho.
    Abraço a todos, em especial ao meu amigo Hisinh que bagaçou no bolão.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da matéria.
    Sou mecanico e adoro formula 1 , e concordo com tudo que o senhor Willian Kayser postou.
    Creio que a ferrari irá melhorar, e muito, e esse campeonato dará o que falar.
    Um abraço ao caro Kayser, e aguardo anciosamente até o proximo post.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto !!
    apesar de pouco conhecedor da F1 , pude entender cada detalhe apresentado pelo jornalista ... Está de PARABÉNS !

    ResponderExcluir