domingo, 4 de abril de 2010

Enfim, os melhores

Finalmente pintou a primeira vitória de Vettel e da RBR no ano, aliás, veio com dobradinha. Entretanto, poderia ser a terceira. O carro projetado por Adrian Newey se apresenta como principal candidato ao título. Mesmo com apenas 3 corridas. Apesar disso, a falta de regularidade de Vettel, no início do ano, não o deixa na liderança do mundial de pilotos. Com o melhor começo de temporada na carreira, Felipe Massa é o líder com 39 pontos.

Nico Rosberg, ovacionado pelos malaios, que viram a Petronas no pódio – empresa local –, deve agradecer ao motor Mercedes. Não apenas pela potência, mas por ter deixado Michael Schumacher na mão, já na 11ª volta. Os primeiros colocados foram decididos no início da prova. Os dois primeiros, na primeira curva. Sebastian Vettel ultrapassou o pole Mark Webber e liderou a prova inteira.

Mclaren e Ferrari, que largaram no fundo do pelotão, usaram estratégias diferentes para cada piloto. O lado inglês pensou melhor. Hamilton foi quem se deu bem. Ele ficou na frente dos concorrentes e foi abrindo espaço, ultrapassando os outros pilotos no começo da corrida. Button tentou, novamente, o pulo do gato, usando a tática de trocar os pneus já na 9ª volta. Deu certo, ele ficou a frente das Ferrari no fim da prova, mas com o desgaste dos compostos, perdeu rendimento.

A Ferrari optou por ficar na pista por um bom tempo. Felipe Massa trocou os pneus duros, por moles, cerca de 10 voltas antes de Alonso. O carro de Massa se comportou bem no final. O brasileiro não só encostou em Button, como o passou e chegou a colar em Sutil e Hamilton, 5º e 6º colocados. Alonso, com problemas na marcha, parou mais tarde no box. Também levou vantagem com relação a Button. Quando o espanhol tentou a ultrapassagem, o motor italiano estourou.


No final da fila, após ficar parado na largada – anti-stall de novo? –, Barrichello fez a mesma tática de Button, parou logo cedo. A estratégia funcionou, mas a Williams, com pneus desgastados, também não teve bom rendimento no fim e o brasileiro perdeu posições. Ele acabou parando uma segunda vez. Bruno Senna e Lucas di Grassi completaram a prova. Com o abandono de Alonso, di Grassi ficou a 3 posições da zona de pontuação.

Ah, mais uma vez a previsão das equipes errou. Principalmente a da Williams, que foi ao ar na transmissão. A chuva não caiu. Uma pena. O mundial deixou os 5 líderes separados por poucos pontos: 1º Massa – 39; 2º Alonso, 37; 3º Vettel, 37; 4º Button, 35; 5º Rosberg 35. Descaque para os pilotos Jaime Alguersuari e Nico Hulkenber, ambos marcaram os primeiros pontos da carreira. Sem esquecer de Kubica, que mais uma vez fez milagre com a Renault e chegou em 4º.

  • 1º Sebastian Vettel - RBR 1:33:48.412
    2º Mark Webber - RBR +4.8
    3º Nico Rosberg - Mercedes +13.5
    4º Robert Kubica – Renault +18.5
    5º Adrian Sutil – Force India +21.0
    6º Lewis Hamilton – McLaren +23.4
    7º Felipe Massa – Ferrari +27
    8º Jenson Button – McLaren +37.9
    9º Jaime Alguersuari – STR +70.6
    10º Nico Hulkenberg – Williams +73.3
    12º Rubens Barrichello – Williams +1 VOLTA
    13º Lucas di Grassi – Virgin +3 VOLTAS
    15º Bruno Senna – Hispania +4 VOLTAS

MELHORES MOMENTOS:

Vettel passou Webber na primeira curva

O motor Ferrari não esteve bem, as duas Saubers quebraram
Schumacher voltou a pé para o box

Com o pneu desgastado no fim, Barrichello precisou de duas paradas

Mesmo sem a chuva, muitos carros abandoram na Malásia: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário