Quanto mais macio é o pneu, mais aderência ele possui. Esse é o motivo que em muitas vezes os pneumáticos duros são quase 1s mais lentos, por volta, que o jogo mais frágil. A grande sacada está aí. Enquanto os duros são resistentes e duram mais, os macios tem grande desgaste, mas são mais velozes e trazem consigo os melhores tempos dos finais de semana. A temperatura é outro fator que influência muito no rendimento. É comum ver as primeiras voltas de um piloto com tempos altos – mesmo com a pista já emborrachada (que por sua vez tem mais aderência) –,e as seguintes, com os pneus mais aquecidos o tempo da volta cai muito.
Barrichello sofreu nas primeiras voltas de Mônaco com o famoso graining. O macarrãozinho que aparece nos pneus e atrapalha no rendimento. “Tive um problemão na primeira fase da corrida com o "Graining" e que isso possa me ter custado a vitória...”, disse o piloto brasileiro, vice líder do mundial, em seu site oficial (http://www.barrichello.com.br/).
Desde 2007 a Fórmula 1 sofre com apenas uma fornecedora de pneus. A Michellin saiu da categoria no ano citado. Hoje a Bridgestone tem monopolizado a categoria. Com certeza isso prejudica o desenvolvimento dos compostos, já que uma rivalidade entre duas fornecedoras faria com que ambas se mexessem para desenvolver mais os pneus.
imagens: formula1.com
Show de bola o blog...
ResponderExcluirrealmente está sendo muito atualizado!
parabéns