quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eles decidem as provas

Nem sempre os pneus tem a importância que merecem, mas fazem a diferença em uma prova. Na Fórmula 1 existem 4 tipos de pneus. Os super macios, macios, normais e duros. A cada Grande Prêmio são usados 2 tipos. O mais macio usado na prova é o que leva uma pintura verde nas laterais.

Quanto mais macio é o pneu, mais aderência ele possui. Esse é o motivo que em muitas vezes os pneumáticos duros são quase 1s mais lentos, por volta, que o jogo mais frágil. A grande sacada está aí. Enquanto os duros são resistentes e duram mais, os macios tem grande desgaste, mas são mais velozes e trazem consigo os melhores tempos dos finais de semana. A temperatura é outro fator que influência muito no rendimento. É comum ver as primeiras voltas de um piloto com tempos altos – mesmo com a pista já emborrachada (que por sua vez tem mais aderência) –,e as seguintes, com os pneus mais aquecidos o tempo da volta cai muito.

Barrichello sofreu nas primeiras voltas de Mônaco com o famoso graining. O macarrãozinho que aparece nos pneus e atrapalha no rendimento. “Tive um problemão na primeira fase da corrida com o "Graining" e que isso possa me ter custado a vitória...”, disse o piloto brasileiro, vice líder do mundial, em seu site oficial (http://www.barrichello.com.br/).

Desde 2007 a Fórmula 1 sofre com apenas uma fornecedora de pneus. A Michellin saiu da categoria no ano citado. Hoje a Bridgestone tem monopolizado a categoria. Com certeza isso prejudica o desenvolvimento dos compostos, já que uma rivalidade entre duas fornecedoras faria com que ambas se mexessem para desenvolver mais os pneus.

imagens: formula1.com


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