domingo, 5 de abril de 2009

Chuva! A grande aliada da emoção


No programa Arquibancada, realizado no último dia 04 (sábado – acesse http://www.radiocesumar.com.br/ –), já alertei os ouvintes. A idéia que passei era para que ninguém perdesse a corrida no domingo, já que a chuva deveria pintar, e traria uma corrida eletrizante. Não deu outra.

Logo na largada, Nico “Sem sorte” Rosberg, o alemão da Williams, pulou para a ponta, devido à péssima largada do inglês Jenson Button, da Brawn e Jarno Trulli, o italiano da Toyota. Com os KERS – certamente – acionados, Kimi Raikkonen, da Ferrari e Fernando Alonso, piloto da Renaut, pularam para frente. Rubens Barrichello, o brasileiro da Brawn, largou muito bem – mesmo sendo encaixotado por Trulli, Alonso e Raikkonen – após largar em 8º. Sem muito alarde, Robert Kubica, da BMW, ficou parado na largada, mas nenhum acidente ocorreu. O finlandês Heikki Kovalainen, da Mclaren, logo abandonou, após sair para a brita.

Barrichello facilmente deixou Alonso e Raikkonen para trás e galgou a 4ª posição. Alonso que por sinal – mais pesado e lento – formou um pequeno pelotão em sua traseira. Participaram dele Raikkonen, por poucas voltas (passou o espanhol da Renault na volta 10), Mark Webber, da RBR e Timo Glock, o alemão da Toyota, que havia largado em 5º.

As paradas para reabastecimento e troca de pneus começaram na volta 12, com Webber e junto com ela o raio que tornou essa corrida uma super prova. Os rádios alertavam para a chuva que viria. Raikkonen foi o primeiro a colocar pneu de chuva. Muito cedo. As gotas mais fortes que melaram a pista foram aparecer apenas na volta 22, quando todos – mesmo aqueles que já haviam parado uma vez, como Barrichello e Button – entraram nos boxes. Massa, sumido na corrida, pulou algumas posições à frente, já que não teve que fazer duas paradas. Enquanto isso, Barrichello esboçava um show na chuva, quando passou Trulli e Rosberg – o alemão que já não era líder da prova à tempos – e assumia à 2ª posição. Entretando, Glock e Webber, começaram a baixar os tempos em quase 7 segundos, em relação aos demais pilotos –, Glock chegou à ultrapassar o líder Button. O fator que os deixava tão bem era a opções por usar pneus intermediários – e não os pneus de chuva extrema, usado pela maioria dos pilotos –, já que a pista não estava totalmente lisa.

Com os pneus intermediários fazendo bonito, lá se foi mais uma parada pela volta 28 e 29, quando muitos como Barrichello, Trulli e Button, voltaram ao pit, para colocá-los também. Minutos depois a chuva apertou. E lá se foi a 4ª rodada de boxes. Quando os pneus extremos foram re-colocados. Com a chuva apertada e os erros para lá e para cá, o Safety Car entrou na pista. Mesmo assim – com o SC na dianteira – a chuva caía mais e mais forte, tornando os Fórmula 1 “indirigíveis” (Sebastien Bourdais, da STR, adjetivou assim a situação). Na volta 32, a bandeira vermelha foi acionada e a corrida paralisada.

Pilotos andaram de lá para cá. Webber – líder da associação dos pilotos – passou algumas dicas e soluções para os colegas de profissão. Possibilidades de retorno da prova, com o SC à frente – até que se completasse mais da metade das voltas (para que os pontos fossem computados completamente) –, apareceram. Mas a verdade é que a corrida não voltou. O grande beneficiado, que deu o chamado “pulo do gato”, foi Nick Heidfled, alemão da BMW, que logo na primeira parada, já colocou os pneus de chuva extrema e não os tirou mais. Mais um diferencial da prova, foi que a pontuação caiu, já que menos de 75% dela foi completada. Os pontos são divididos por dois, quando tal situação ocorre.


Confira a posição de chegada dos pilotos que pontuaram e dos brasileiros.

1- Jenson Button (Brawn GP) Vencedor
2- Nick Heidfeld (BMW) +22.7 secs
3- Timo Glock (Toyota) +23.5 secs
4- Jarno Trulli (Toyota) -+46.1 secs
5- Rubens Barrichello (Brawn GP) +47.3 secs
6- Mark Webber (RBR) +52.3 secs
7- Lewis Hamilton (Mclaren) +60.7 secs
8- Nico Rosberg (Williams) +71.5 secs
9- Felipe Massa (Ferrari) +76.9 secs
13- Nelson Angelo Piquet (Renault) + 1 VOLTA

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