domingo, 19 de abril de 2009

O patinho feio bom de água

O início do Gp da China, em Xangai, já dava indícios de quem iria subir no alto do pódio. Chuva – não tão forte como na Malásia – e largada atrás do Safety Car, relembrando o GP da Itália, em 2008, quando o alemão Sebastian Vettel, ainda na STR, venceu sua primeira prova. Mark Webber, o australiano, parceiro de Vettel na RBR, era o3º no grid, assim como em Mônaco-2005, quando saindo da mesma posição inicial, chegou ao seu primeiro pódio da carreira. 8 voltas atrás do carro “madrinha” foram necessárias, para enfim se “iniciar” a prova. Voltas essas que levaram Fernando Alonso, da Renault, o 2º no grid, a fazer o seu pit e despencar para o final do pelotão.

Com a prova solta, começou o show de escapadas. O brasileiro da Brawn, Rubens Barrichello foi um dos primeiros, e assim perdeu a chance de terminar a prova à frente de Jenson Button, o inglês parceiro de Rubinho. Lewis Hamilton da Mclaren, o atual campeão mundial, foi um dos pilotos que mais sofreu com a pouca aderência – devido a chuva os pneus não tomam o aquecimento ideal – e escapou inúmeras vezes da pista. Ao contrário, Sebastien Buemi, suíço da STR, fazia uma super prova, com muitas ultrapassagens.

Um acidente inusitado durante a prova. Robert Kubica, o polonês da BMW, literalmente subiu em cima do carro de Jarno Trulli. A Toyota do italiano perdeu completamente a asa traseira, e foi ele o primeiro a abandonar a corrida. O carro de segurança foi novamente acionado. Acionado não estava Buemi, que mesmo com bandeira amarela e Safety Car, quase acertou em cheio a traseira de Vettel, o líder. O alemão comentou na entrevista coletiva ao final da prova, transmitida pelo Spotv, que achou que fosse Barrichello a quase tocá-lo. O piloto da RBR estava em um traçado diferente, para escapar do spray de água a sua frente – já que quando o SC entra na pista, os pilotos demoram para alinharem na posição correta da prova, então Vettel não estava sozinho –.

Com 20 voltas, Felipe Massa abandou com problemas elétricos na sua Ferrari. “Fui pego de surpresa porque eu estava fazendo uma corrida boa, uma corrida espetacular até, mas chegou uma hora que eu tinha um problema eletrônico, o motor estava trabalhando diferente e acabei parando. O segundo safety car aumentou o problema e não consegui continuar” disse o brasileiro, na transmissão ao vivo pela TV Globo.

Na frente, Vettel era soberano, enquanto Webber e Button trocavam as posições de 2º e 3º lugares. Adrian Sutil, o alemão da Force Índia, chegou a ser o 6º colocado da prova. Mas perdeu o carro, rodou e bateu forte. Nelsinho Piquet, o brasileiro da Renault, também bateu duas vezes o bico de seu carro, mesmo assim foi até o final da prova. Barrichello, em sua segunda parada no pit lane, não trocou os pneus, e chegou a sofrer com isso. Mas no final da prova a chuva diminuiu e o brasileiro chegou na 4ª posição. Rubens, ainda falou ao globoesporte.com que no início da prova, apenas 3, dos 4 discos de freio estavam funcionando. O problema sumiu após a primeira parada – Rubinho fez a melhor volta da prova – .

Vettel finalmente termina uma prova no ano e logo vencendo. Seu segundo pódio da carreira, e segunda vitória. Webber, marcou seu terceiro pódio e sua melhor posição na F1. Primeira vitória da RBR – que veio logo com dobradinha, como a Brawn –, após 3 pódios, dois com David Coulthard (2006 Mônaco e 2008 Canadá) e um com Webber (2007 Gp da Europa, na Alemanha). Button, em 3º segue líder do Mundial, agora com 6 pontos a frente de Barrichello, o vice.

1- Sebastian Vettel (Red Bull) Vencedor
2- Mark Webber (Red Bull) +10.9 secs
3- Jenson Button (Brawn GP) +44.9
4- Rubens Barrichello (Brawn GP) +63.7 secs
5- Heikki Kovalainen (Mclaren) +65.1 secs
6- Lewis Hamilton (Mclaren) +71.8 secs
7- Timo Glock (Toyota) +74.4 secs
8- Sebastien Buemi (STR) +76.4 secs
16- Nelson Angelo Piquet (Renault) + 2 VOLTA

5 comentários:

  1. Apesar de nao ter assistido a corrida, agora ja estou por dentro dos acontecimentos. ehehe

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Felipe Massa não tá com sorte hein, e quem diria que o Rubinho seria o 2º colocado hein, outros tempos...
    Mas sua aposta estava furada, Rubinho continua não sendo o maior vencedor do GP da China. Uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de dizer que adoro a forma que o autor do texto(william kayzer) trata e analisa tudo que aconteceu na corrida.
    não tive tempo de assiti desa vez,mais ja estou por dentro de tudo que aconteceu.
    parabens wiliam e parabens de quem teve a ideia do blog.
    enorme abraço ao Nilso meu grande amigo que sempe lê tb esse blog.

    ResponderExcluir
  4. O texto como sempre esta arrasando, muito bem elaborada... Mas o titulo do seu texto ficou mais fera ainda... rsrsrs... É a sua cara... Nao estou acompanhando muito as corridas pq sei q esse blog vai me dizer tudo oq eu preciso saber... É isso ai William Kayser continue arrasando com seu textos... Vc vai longe meu amigao...Flow Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  5. o Vettel surpreende desde o ano passado!
    Sou mil vezes mais o Vettel que o Hamilton.
    o Vettel é mais talento que o Hamilton!
    Abçs

    ResponderExcluir