Na madrugada desta sexta, 4h da manhã, e 8h, os dois primeiros treinos livres para o GP do Bahrain foram realizados. Os pneus utilizados para esse circuito são o 1, super macio e o 3, pneu normal. Quanto mais duro é o pneu, mais resistente ele é, mas possui menos aderência, o que traz menos velocidade. No treino 1, apenas as BMW usaram os pneus super macios – com as faixas verdes nas extremidades dos pneus –, o que lhes garantiu o 2º e 3º tempos, com o alemão Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica, respectivamente. Lewis Hamilton, o inglês da McLaren foi o primeiro colocado.
Uma das pistas menos utilizadas no ano, e também uma das mais sujas, devido à areia que hora e outra entra na pista. Cada escapada de um carro, já leva mais areia para o asfalto. A curva 10 que da acesso ao grid de largada (não o grid utilizado pela F1, mas um grid alternativo para demais competições) era constantemente mau feita. Vários pilotos passaram direto.
Duas surpresas. Na Ferrari o brasileiro Felipe Massa usou o KERS, enquanto Kimi Raikkonen, o finlandês, não. Melhor para Massa que acabou com o 8º tempo, a frente de Raikkonen o 10º. As Force Índia apresentavam um composto diferente. Um assoalho novo e o difusor de dois andares foram as novas cartadas da equipe, que já no 1º treino livre, saíram dos últimos lugares.
No segundo treino livre, os pilotos usaram os pneus super macios. Devido ao asfalto mais quente que na primeira sessão de testes, os tempos não foram tão baixos. Mais baixos sim, que a primeira sessão, mas lembre-se, na primeira sessão apenas as BMW usaram os pneus super macios – que possuem mais aderência, e são mais velozes –. Hamilton, de pneu duro, fez na 1ª sessão 1:33:647, enquanto na 2ª sessão, com o pneus moles, Nico Rosberg, o alemão da Williams, foi o mais rápido com 1:33:339. Massa, apenas o 16º no segundo treino, fez apenas 25 décimos mais rápido sua volta com os pneus super macios, em relação à sua volta no treino 1, com pneus duros – Raikkonen foi o 18º –.
Fernando Alonso leve como uma pena, na Renault, foi o 2º colocado. As Brawn, não tão fortes no 2º treino livre marcaram 6º e 9º tempos, com o inglês Jenson Button à frente. Surpresa por conta do ótimo desempenho das Force Índia, que com o alemão Adrian Sutil marcou a 7ª posição. O italiano Giancarlo Fisichella foi o 12ª. Cada vez pior – agora com todos os pilotos com os pneus super macios –, as BMW ficaram atrás. Heidfeld foi o último e Kubica o 17º.
O segundo treino livre foi anormal. Com as Brawn muito atrás, como as Ferrari. As RBR foram muito bem com o 4º e 5º tempos na 2ª sessão – Sebastian Vettel à frente –. O segundo treino livre não deve servir de parâmetro para o grid de largada, que será decidido amanhã, às 8h. Antes às 5h, o último e mais quente treino livre para o GP de Sakhir, quando começaremos a ter uma ideia das melhores equipes em condições normais de prova – entenda sem chuva ou "luz" –.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nossa... a ferrari ficou com os dois piores tempos! por essa eu nao esperava!
ResponderExcluir