sábado, 11 de abril de 2009

Gang dos difusores mágicos

Falar que os difusores usados por Williams, Brawn e Toyota não fazem tanta diferença assim, é a mesma coisa do que indagar sobre e existência do “coelhinho da páscoa”. Claro que os carros com o difusor em forma de “V” estão levando vantagem, na aerodinâmica, em relação as equipes que não usam a peça “moldada”.

O difusor existe em todos os carros. A grande diferença é a forma. Para você , leitor do primeirogp.com entender melhor como funciona o difusor em “V”, saiba que o ar que passa por baixo de um carro de fórmula 1, quanto mais rápido, melhor será a aderência na pista (mais o carro estará grudado ao chão). O difusor mágico, puxa o ar mais rápido, o que traz mais estabilidade aos carros que o possuem.

Nas duas provas disputadas, apenas 5 pilotos não deixaram de pontuar. São eles: Rubens Barrichello e Jenson Button da Brawn, Jarno Trulli e Timo Glock da Toyota e Nico Rosberg da Williams. Todos eles possuem o difusor tão argumentado.

No dia 14, a Corte de Apelação da Federação Internacional de Automobilismo dará o veredicto final sobre o uso ser correto ou não – já que o uso do difusor mágico é uma interpretação diferente das 3 equipes –. “Todo carro tem difusor, esses tem uma área um pouco mais alta, chamada Double decker. Faz parte de um conjunto aerodinâmico. Não é a razão de um carro ser bom ou ruim, mas melhora um carro bom e ameniza um ruim.” foi o que disse Lito Cavalcanti, comentarista do Sportv ao LANCE.

Caso o difusor seja declarado “inocente”, claro que todas as equipes vão procurar fazê-lo em seus carros. Mas não é bem assim. Para Fernando Alonso, o espanhol da Renault, não é simplesmente jogar a peça no carro. “É difícil, porque é necessário trabalhar o carro completo. Não é só colocar o difusor e esperar que o carro seja um segundo mais rápido” comento o bi-campeão, também ao jornal esportivo LANCE.

Alonso que seria o grande beneficiado caso os difusores fossem considerados ilegais. Os pontos das três equipes – Williams, Brawn e Toyota – seriam retirados e Alonso seria o líder do mundial com 11,5 pontos. O alemão Adrian Sutil e o italiano Giancarlo Fisichella da Force Índia, marcariam os primeiros pontos da equipe indiana na categoria. 5 para o alemão e 3 para o italiano – estariam em 6º e 8º lugares respectivamente –. A líder do mundial de construtores seria a Toro Rosso com 17 pontos.


*O vídeo acima está em italiano, o que dificulta o entendimento, mas a visualização fica muito boa e fácil. http://www.youtube.com/watch?v=tO8gxFNKcaY&feature=related

2 comentários:

  1. sera que o fato de Rubens Barrichello e Jenson Button da Brawn, Jarno Trulli e Timo Glock da Toyota e Nico Rosberg da Williams foi mesmo devido ao fato dos difusores? ou algum ou motivo?
    acho q era pra eles ganharem, independente dos difusores! abraço kayser
    to curtindo demais seu blog

    ResponderExcluir
  2. FaLa meu querido LuCaS CaMaCho...
    Acho que não. Dos 479,3 kms, percorridos nas duas provas da F1 de 2009, todas tiveram na liderança um dos 5 pilotos citados.

    Button 70 voltas
    Rosberg 15
    Trulli 2
    Glock 2
    Barrichello 1

    É o grande diferencial do ano!

    *ps: desculpem não colocar esses números no texto, mas não havia ainda calculado os números da Malásia.
    Abraços

    ResponderExcluir