domingo, 7 de junho de 2009

Button: o virtual campeão mundial


imagens: formula1.com
O GP da Turquia não teve o pole como vencedor. Felipe Massa da Ferrari [único brasileiro na zona dos pontos dessa prova, com um 6º lugar] não chegou a 4ª vitória seguida em uma mesma prova. O brasileiro não igualou, portanto, a pilotos como Fangio, Senna e Schumacher (que já protagonizaram o feito). Entretanto, Jenson Button, o inglês da Brawn venceu mais uma. A sexta vitória em 7 corridas de 2009. O inglês domina a Fórmula 1 desta temporada com incríveis 61 pontos de 65 possíveis – já que na Malásia o vencedor não levou 10, mas 5 pontos, no caso Button.

Na largada a expectativa estava voltada para Rubens Barrichello. O brasileiro largou mau. Existe um dispositivo que não deixa o carro de Fórmula 1 morrer. Antes que isso ocorra o carro entra em neutro. Foi isso que pela segunda vez no ano [Autrália] aconteceu na largada do brasileiro. O piloto caiu para a 12ª posição. Uns com pouca sorte, outros com tamanha. Nas primeiras voltas o pole position, Sebastian Vettel da RBR, escapou da pista e perdeu a primeira posição para Button. Em entrevista coletiva, o alemão disse que ventava muito na prova, mais que nos dias anteriores e por isso perdeu a traseira na curva 10 – e quase o carro. Enquanto isso, no meio do pelotão, Barrichello lutava com Heikki Kovalainen da McLaren pelo 11º lugar. Os dois se tocaram e o brasileiro caiu para 17º. Adrian Sutil da Force Índia passou a ser o alvo de Barrichello – antes ele ultrapassou Lewis Hamilton da McLaren. Rubinho tocou no alemão e quebrou a lateral-direita da asa dianteira.

Em uma corrida que Button classificou como a melhor do ano, nada parecia que tiraria a vitória do líder do mundial – e continuará na ponta da tabela no mínimo pelas próximas 3 provas. A RBR adotou uma estratégia de 3 paradas para Vettel. O alemão alegou que o objetivo era não deixar o inglês da Brawn distanciar. Na volta 24 Vettel chegou em Button, mas a ultrapassagem não ocorreu, e isso comprometeu inclusive a 2º colocação, já que seu parceiro de RBR, o australiano Mark Webber, fez apenas dois pits e roubou a posição.

As imagens já mostravam que Button logo daria uma volta em cima de Barrichello – o brasileiro alegou problemas no câmbio, na troca para a sétima marcha –, quando Rubinho decidiu abandonar a prova. O inglês agora possui 26 pontos de diferença para Barrichello, o vice-líder. Vettel volta a encostar no brasileiro, são 6 pontos de diferença. No mundial de construtores a Brawn alcançou 96 pontos, contra 56,5 da RBR 2ª colocada. Destaque para a BMW que provou um avanço no carro com a 7ª colocação do polonês Robert Kubica. O sonhado título mundial para Barrichello parece se distanciar cada vez mais.

1- Jenson Button (Brawn GP) Vencedor

2- Mark Webber (RBR) +6.7

3- Sebastian Vettel (RBR) +7.4

4- Jarno Trulli (Toyota) +27.8

5- Nico Rosberg (Williams) +31.5

6- Felipe Massa (Ferrari) +39.9

7- Robert Kubica (BMW) +46.2

8- Timo Glock (Toyota) +46.9

16- Nelson Angelo Piquet (Renault) +1 VOLTA

3 comentários:

  1. O Button ta com a lua enfiada no....
    Não é possivel!!!
    Estranho, como o carro do Button nunca falha nas largadas!

    ResponderExcluir
  2. Eh, agora ja era!
    Button Campeão 2009!
    Vamos esperar que não seja com 16 vitórias!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Como diz o Button: a Fórmula 1 está ficando chata!
    Poxa, acordamos todo dia, 9h da manha (eu um pocuo antes pros preparativos), loucos para ver o que poderá acontecer...Vettel na frente, a corrida pode ser boa!
    E o cara erra, o outro passa, lidera a acorrida inteira e bte aquele sono! Tenho q fica comendo alguma coisa pra ver se não durmo! Apesar de que o Barrica nos deu um pouco de emoção!
    Button Campeão, ja era!
    No começo era legal, mas agora...
    Abçs!

    ResponderExcluir