sexta-feira, 19 de junho de 2009

Clima pesado na Fórmula 1

A Guerra voltou ao circuito de Silverstone. Antes usado pelas aeronaves inglesas da 2ª Guerra Mundial, agora abriga a batalha entre Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e Federação da Associação dos Times da F1 (FOTA). Nas transmissões dos treinos livres, mais se via Max Mosley e Bernie Ecclestone caminhando de um lado para o outro, do que os carros.

O tempo estava fechado, caracterizando o clima nos bastidores da Fórmula 1. Pesado. A chuva não chegou a cair do treino livre 1 (T1). O que deve ter caído é a hegemonia das Brawn (acho que não – ainda – em provas, mas como carro mais rápido). A RBR aprontou. Usando um novo difusor triplo, novas asas dianteira e traseira, uma distância maior entre eixos – uma roda à outra – e um bico totalmente novo (foto 1 do texto: formula1.com). Resultado: os dois primeiros lugares, nos dois treinos. Ambos com o alemão Sebastian Vettel à frente. O austráliano Mark Webber teve problemas no motor ao final do T2 e abandou no meio da pista. Mesmo problema do polonês Robert Kubica da BMW, que sequer saiu dos boxes no segundo treino.

As Brawn andaram bem no T1. O piloto da casa Jenson Button foi o 3º, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello foi o 4º. No T2 o inglês andou com tanque cheio e terminou apenas na 14ª posição. Rubinho foi o 6º. A surpresa no T2 foi a Force Índia do alemão Adrian Sutil, 3º colocado.

Tudo parece estar conturbado na F1. Até o clima de cordialidade entre os pilotos foi deixado de lado. Muitas reclamações foram observadas dentro da pista. Algo incomum. Barrichello foi alvo dos gestos quando diminuiu sua velocidade drasticamente frente ao espanhol Fernando Alonso da Renault (5º e 5º). Felipe Massa da Ferrari (6º e 17º), também foi um dos esquentadinhos. O brasileiro quase encheu a traseira do Force Índia do italiano Giancarlo Fisichella (10º e 19º). Brigas a parte, a maior delas parece ter se resolvido com a pior forma. É esperar e torcer para que o melhor ocorra, já que o lado de Max Mosley parece enfraquecido. As carta na manga que ele tinha, parecem estar desaparecendo. Lola e New Technology já disseram que só correm em uma F1 competitiva, ou seja, com todas as 10 equipes deste ano.


*ainda hoje o Notas da Prova da Turquia*

Um comentário:

  1. Ah o treino livre aconteceu???
    EHUheaUAEhuAEhaEuae
    Esse negócio do carapalida do Mosley ta derrubando o clima e ofuscando a Fórmula 1!
    Abraços!

    ResponderExcluir