sexta-feira, 5 de junho de 2009

Primeiro lugar turco é fundamental

Pela 5ª vez na história da Fórmula 1 é realizado o GP da Turquia. Como todos já sabem o domínio de vitórias é brasileiro. Das 4 corridas realizadas, Felipe Massa da Ferrari venceu 3. Justamente as últimas. Em 2005 o vencedor também é piloto da Ferrari: Kimi Raikkonen – venceu ainda pela McLaren –. A pista possui um acerto totalmente diferente. Os pilotos decidem em utilizar mais ou menos ângulo na asa dianteira, e usam uma suspensão traseira firme ou mais flexível. Massa parece ser quem mais sabe a “pitada” certa para o circuito de Istanbul. O GP da Turquia possui um dos asfaltos mais ondulados do ano e também a famosa curva 8, com mais de 5 segundos de pé embaixo e uma força G 5 vezes maior que o peso do piloto. Uma curva difícil de ser feita.

No primeiro treino livre – e também no segundo –, realizado as 4h, horário de Brasília, erros foram facilmente vistos. O principal deles em uma reta em que os pilotos pegavam demais a área de escape. Nela existia uma espécie de grama artificial (estilo futebol society). Chamada pelo narrador do Sportv Sérgio Maurício de “concregrama”. O tapete gera um visual bonito, mas como é um tapete, gera muitos “escorregões”. Quando descolou da pista – quando faltavam 18 minutos para o término do primeiro treino –, a concregrama interrompeu o treino. 3 minutos de bandeira vermelha na pista. No posto número 1, novamente o alemão Nico Rosberg da Williams, com 1:28:951. Rubens Barrichello da Brawn foi 9º. O líder do mundial, Jenson Button, parceiro de Rubinho foi apenas o 11º. Massa foi o 5º e Nelsinho Piquet da Renault 14º.

Apesar da nova suspensão traseira e da nova asa dianteira, as Brawn também não foram bem no treino 2. Barrichello, novamente a frente – pela 9ª vez em treinos livres no ano – de seu parceiro, foi o 8º. Button o 12º. Na segunda sessão surpresas nas 4 primeiras posições. Heikki Kovalainen da McLaren, marcou o 1º lugar. Logo no início do treino com 1:28:841, apenas 1 décimo mais veloz que o tempo de Rosberg [no TL 1] feito com pneus duros. O finlandês usou pneus moles. Na seqüência de surpresas: Fernando Alonso da Renault, Robert Kubica da BMW – equipe usa o difusor duplo pela primeira vez no ano – e Kazuki Nakajima da Williams. O 5º lugar ficou com Sebastian Vettel, o alemão da RBR, que teve problemas no TL2. O piloto demorou para sair dos boxes e fazer a sua primeira volta. Quando saiu – isso com 30 minutos de treino – o carro do alemão teve uma pane elétrica (semelhante a de Massa, na corrida da China) e ficou parado no meio da pista.
Tempos rápidos são fundamentais na Turquia já que das 4 vezes que o GP foi realizado, em todas o pole venceu. “Foi uma sexta-feira um pouco diferente de nossas experiências recentes. Não parecemos estar tão competitivos no momento, mas ainda é cedo para ser pessimista. Tudo depende da quantidade de combustível de nossos rivais. Ainda temos muito trabalho pela frente, particularmente no primeiro setor do circuito, onde sofremos mais, mas acredito que já entendemos o problema. Podemos melhorar rapidamente o desempenho e isso nos coloca em uma boa posição antes do treino classificatório” – disse Barrichello, através da assessoria da BGP, texto exposto no site esportivo da globo. As 5h de sábado o Sportv mostra o último treino livre. As 8h a globo transmite o treino – importantíssimo – classificatório para o GP da Turquia.

Um comentário:

  1. Vi o teino hj!
    será que o pole Vettel ganha mesmo!
    To achando que vai da eh Button!
    Abçs!

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