segunda-feira, 1 de junho de 2009

Notas da "prova" - MÔNACO - 6ª ETAPA

por William Kayser

VOADOR – Jenson Button – Brawn – inglês
Ganhou a prova quando se tornou o pole-position no sábado. Mesmo não sendo o favorito da prova, andou rápido e mostrou que Barrichello terá que suar muito para vence-lo.











BATE-PINO – Sebastien Buemi – STR – suíço
Estava mais rápido que Nelsinho Piquet da Renault, quase 2s. Como em Mônaco é praticamente impossível passar – lembre-se de 2001, quando o brasileiro Enrique Bernoldi, então na Arrows, segurou por muitas voltas o pole-position David Coulthard da McLaren (que ficou parado na largada e acabou retornando em último). Buemi foi afobado e fez besteira.










PÉ-DE-BREQUE – Jarno Trulli – Toyota – italiano
Penúltimo na classificação de sábado. Possui ótimo repertório em Mônaco, incluindo uma vitória em 2004. Mesmo assim não lutou para chegar a frente como de seu parceiro Glock.










BICÃO – Sebastien Bourdais – STR – francês
Contestado por críticos e deixado de fora da STR por muitos. O multi-campeão, em outras categorias, largou atrás de Buemi e conseguiu aparecer na prova pela ótima 8ª colocação.







BRAÇO-DURO – Kimi Raikkonen – Ferrari – finlandês
Ótima prova. A Ferrari realmente cresceu sim, mas Raikkonen foi mais veloz com relação a Massa. Mesmo não largando bem (não seguraria Barrichello do mesmo jeito), chegou ao pódio e mesmo assim não ficou feliz. Apenas satisfeito.








*último ao primeiro*

Sebastien Buemi – STR (Toro Rosso) – 1,0
Foi o Bate-Pino da corrida. Tentou inventar uma ultrapassagem abusada e perdeu as chances na prova.

Nelson Angelo Piquet – Renault – 1,5
Não deveria reclamar – como reclamou – da inexperiência de Buemi. O suíço realmente errou, mas Nelsinho não é ninguém melhor que o piloto da STR.

Sebastian Vettel – RBR (Red Bull) – 3,0
Com o carro mais leve entre os primeiros não garantiu a pole. Apenas o 4º lugar. Na corrida teve problemas nos pneus e perdeu rendimento até estranhamente bater e abandonar a prova.

Robert Kubica – BMW – 2,0
Teve motor novo para a prova, mas isso não teve nenhuma diferença. Fez o que pode até ter problemas mecânicos e abandonar.

Heikki Kovalainen – McLaren – 4,0
Chegou até a super-pole e foi melhor que Hamilton. Estava bem – com chances de pontuar – até bater e sair da prova.

Kazuki Nakajima – Williams – 3,5
Chegou no Q3, mas não teve o mesmo rendimento na corrida. Se acidentou na última volta.

Adrian Sutil – Force Índia – 3,0
Sempre andou bem em Mônaco. Quase pontuou em 2008, e já foi pole em treinos livres com a antiga Spyker. Apesar disso, levou um banho de Fisichella e terminou muito atrás. Conseguiu chegar no Q2 sábado.

Jarno Trulli – Toyota – 2,0
Mau na classificação. Foi penúltimo. Na corrida, dominado por Glock. Foi o primeiro Pé-de-Breque do “quadro”. Final de semana para esquecer.

Lewis Hamilton – McLaren – 2,0
Péssimo no treino. Só passeou no principado, sem chances para pontuar. Vinha em uma crescente no campeonato.

Nick Heidfeld – BMW – 3,0
Apesar do péssimo carro novamente foi melhor que Kubica. Como Barrichello, vai melhor que o parceiro quando o carro não é bom. O problema é quando o carro é competitivo.

Timo Glock – Toyota – 4,5
Errou no sábado e foi o último. No domingo lutou bastante e ganhou várias posições. Poderia ter ido melhor, mas a classificação decidiu o destino do alemão.

Giancarlo Fisichella – Force Índia – 6,0
Foi muito bem. Largou em 13º e quase pontuou. Seria o primeiro ponto da equipe na história. Foi quase. Melhor performance do ano.

Sebastien Bourdais – STR (Toro Rosso) – 7,0
Foi longe com o carro que tem. A surpresa entre os pontuadores. Superou e muito o parceiro de equipe no final de semana.

Fernando Alonso – Renault – 7,0
Apesar de ser bi-campeão mundial, fez o máximo com o carro. Outra vez pontuou e a cada dia mostra o grande abismo entre ele e Nelsinho Piquet.

Nico Rosberg – Williams – 7,5
Sempre rápido nos treinos livres, foi bem também na prova. Conseguiu mais uma vez a melhor colocação do ano. Tem muito potencial para buscar os 2 pódios que tem na carreira (Austrália e Cingapura 2008) novamente neste ano.

Mark Webber – RBR (Red Bull) – 7,0
Foi superado pelas Ferrari – as Brawn já era imaginado –. Não foi bem na classificação, mas chegou ao final da prova e pontuou. Diferente de Vettel. Aos poucos encosta na tabela em seu pareceiro. 3,5 pontos de diferença.

Felipe Massa – Ferrari – 8,0
Errou em uma chicane no início da prova e teve que ceder posição – Rosberg aproveitou a chance e o passou –. Foi o que afastou Massa de uma briga pelo pódio. Ótima corrida e de quebra fez a melhor volta.

Kimi Raikkonen – Ferrari – 9,0
Errou apenas na largada. Apesar disso a Ferrari ainda não tem carro para lutar contra as Brawn. Foi bem. Primeiro pódio do ano e ótima posição no grid (quando quase foi pole).

Rubens Barrichello – Brawn – 8,5
Sofreu com o macarrãzinho no pneu traseiro. Sofre ainda mais com a vantagem de Button. Barrichello foi superior ao parceiro nos treinos livres e não tem nada decidido.

Jenson Button – Brawn – 10,0
Pole com uma volta fantástica. Para alguns jornalistas ele já é campeão mundial. Não erra e novamente foi melhor em uma pista em que Rubinho parecia ser superior e era favorito.
IMAGEM DA PROVA

3 comentários:

  1. aposto que gastou um bom tempo pra fazer tudo isso em! mas valeu a pena, esta muito bom!
    um abraçoo

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana o texto, não tive tempo de ler antes, por isso demorei para comentar!
    Uma coisa que eu gostaria de ressaltar e que concordo quanto as notas: Kimi Raikkonen 9.
    Talves até 10. Ninguém esperava muito dele e ele fez um ótima corrida. Quando o Barrichello teve problema com os pneus ele até pressionou.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Adriano!
    Mas, Poxa...
    essas fotos me dão saudades de quando eu lia Senninha e o Senna ainda era vivo! Hehe!
    Abçs

    ResponderExcluir