terça-feira, 6 de outubro de 2009

Vettel respira

O mundial de pilotos está praticamente decidido, mas não consumado. Quem se deu bem no GP do Japão foi o garoto Sebastian Vettel. Ele é o piloto que tem menos possibilidades de título. O alemão venceu, mas as chances são poucas. Desde a tranquila largada, Vettel não teve adversários a altura do desempenho de sua RBR. Dividiram o pódio com ele Jarno Trulli, que levou a Toyota ao segundo posto, pela segunda corrida seguida, mas dessa vez em casa e Lewis Hamilton da Mclaren.

“Consegui manter uma distância boa e de forma rápida. Tomei cuidado com os pneus com a entrada do Safety Car. Depois disso foram 3 ou 4 voltas fenomenais [últimas da prova]”, disse um esperançoso Vettel na entrevista coletiva ao final da prova, transmitida pelo Sportv. De certa forma o alemão possui até mais chances que Barrichello, já que ele utiliza um carro diferente de Jenson Button. A desigualdade de acerto no carro pode acontecer em qualquer corrida daqui pra frente, como em Susuka. Rubinho nunca terá um carro tão superior ao de Button, já que as informações de mudança de acerto são visíveis tanto para um, quanto para outro.

Enquanto Mark Webber dava adeus ao sonho do título com 4 paradas no box, a corrida teve duas batidas que ajudaram demais o inglês líder do mundial. A primeira foi entre Adrian Sutil da Force Índia e Heikki Kovalainen da Mclaren. A vantagem de Rubinho com relação a Button só aumentava com os dois pilotos entre eles [o terceiro era Nico Rosberg]. Mas o toque aconteceu e o inglês teve pista livre. Com um rendimento superior ao do brasileiro, ele foi apagando a diferença entre ambos.


Ao final da prova, quando Barrichello era apertado por Button, Jaime Alguersuari da STR bateu novamente [a primeira foi no sábado]. O Safety Car teve que entrar e aproximou todos os carros. Ele ficou por 4 voltas e foi decisivo na tática de Rosberg da Williams. O alemão conseguiu duas posições nessa brincadeira e passou Rubens Barrichello. O brasileiro terminou em 7º, uma posição a frente de Button.


“As chances são pequenas, mas não tão pequenas quanto o déficit de 26 pontos que eu tive em um momento, então elas existem. Tenho que ir lá e vencer a corrida. Este é o objetivo. O resto é o resto, não me importa”, afirmou Barrichello em entrevista ao site Autosport. O inglês, líder do mundial desde a primeira prova, tem 14 pontos de vantagem para Rubinho e 16 para Vettel. Precisa apenas administrar para tornar-se campeão do mundo no Brasil.

  • 1- Sebastian Vettel (RBR) - Vencedor
  • 2- Jarno Trulli (Toyota) + 4.8 s
  • 3- Lewis Hamilton (McLaren) + 6.4 s
  • 4- Kimi Raikkonen (Ferrari) +7.9 s
  • 5- Nico Rosberg (Williams) + 8.7 s
  • 6- Nick Heidfeld (BMW Sauber) + 9.5 s
  • 7- Rubens Barrichello (Brawn Gp) + 10.6 s
  • 8- Jenson Button (Brawn Gp) + 11.4 s

Um comentário:

  1. Opa Gente boa do blog!
    Vamos voltar comentar de novo!!!
    Voltei!
    Mals, eu estava sem Pc!
    Mas to de volta, e agora assumo: O Button já é o campeão, e o rubinho não vence aqui no Brasil, nunca venceu, nem com a Ferrari de 2002 nem de 2004!
    Bom, confesso q peguei no sono na ultima prova, mas foi muito boa quando vi no site da globo e sem comentários para Kovalainen e Sutil e pro Rubinho q só chegou uma posição na frente do Button, mesmo largando umas 3 na frente, se não me engano!
    Abçs!
    Até o próximo post!

    ResponderExcluir