sexta-feira, 17 de julho de 2009

Futuro campeão


www.f1photographs.co.uk
Ok, talvez o alemão Adrian Sutil nunca chegue a ser campeão Mundial de Fórmula 1. Enfim, tenho certeza de uma coisa, caso ele algum dia tenha em mãos uma ótima equipe: vai dar trabalho. Certa vez, Felipe Massa o brasileiro da Ferrari, disse que a diferença entre o melhor e o pior carro do grid seja quase 5 décimos. O resto cabe ao “braço” do piloto. Com a Force Índia porém, é muito difícil para Sutil se aproximar do pelotão da frente.

Condições desfavoráveis dão ao pilotos de F1 um condição equilibrada. Na chuva principalmente. Nela aparecem os bons pilotos – caso prefira, leia Ayrton Senna. Com condições iguais, os pilotos tem a chance de mostrar o verdadeiro valor. Adrian Sutil já mostrou em diversas oportunidades que tem talento. Começou no seco mesmo, em Mônaco 2007. No treino livre de sábado – que decidia a ordem de como os pilotos entrariam nas voltas lançadas da classificação –, com a Spyker, o alemão foi o primeiro. No mesmo ano, sob chuva no Japão, o piloto marcou o primeiro ponto da carreira, com o pior carro do ano. Um 8º lugar suado.

Em 2008, já com a equipe Force Índia, comprada por Vijay Malia, Sutil continuou provando sua competência. Em Mônaco, com chuva, estava em um ótimo 4º lugar, quando um erro de Kimi Raikkonen da Ferrari lhe pos para fora. Nesta temporada de 2009, Sutil seguiu mostrando competência em condições de chuva. Na China e Alemanha quase conseguiu ótimos resultados. No Oriente, o piloto estava muito bem, quando perdeu o controle de sua Force Índia e bateu forte. Foi quase. No último domingo, pilotando em casa, Sutil sob condições adversas no treino de sábado, cravou o 7º tempo. Na corrida estava muito bem, fez a primeira parada em 2º e estava atrás de Massa. Na volta do pit lane, com os pneus frios, acertou – novamente – Raikkonen.

"Eu não poderia fazer nenhum movimento louco, pois perderia o carro. Se você ver a imagem on-board, eu entrei na curva normalmente e tentei forçar para fazer uma boa saída, mas fiquei limitado já na freada. Se eu não acelerasse, aquilo não seria mais corrida. Não poderia apenas acenar para ele e dizer: 'passe-me, por favor!'. Estava com pneus novos e eles eram muito escorregadios naquele momento”, afirmou Sutil, em texto disponibilizado pelo portal Terra.

Os pontos com a equipe indiana devem chegar logo, logo. Com certeza uma proposta de emprego, com condições de brigar mais no grid, também não devem tardar. O que lhe resta é não perder a cabeça quando está em uma posição de destaque, e seguir fazendo o que faz de melhor: acelerar, principalmente na chuva.

imagem2: www.formula1.com

2 comentários:

  1. Concordo!
    o Sutil será campeão se tiver um carro decente!
    Coitado, ele tem uma falta de sorte com o Raikkonen que é impressionante!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Eh!
    Não sei se o Sutil vai ser contratado por outra equipe maior qu está interessada em patrocinio...
    Mas espero que sim! Ele é um ótimo piloto!

    ResponderExcluir