quarta-feira, 1 de julho de 2009

“Nem todo dia começa com Sol, mas não precisava chover tanto.”

fotos: felipemassa.com

O brasileiro Felipe Massa da Ferrari esteve no programa Linha de Chegada do canal Sportv. O piloto que é 6º colocado no mundial com 16 pontos, falou sobre inúmeros assuntos. Entre os melhores e mais picantes: Fernando Alonso na Ferrari, motivação, KERS, segunda parte da temporada, Nurburgring, novas equipes e Kimi Raikkonen. Em minhas palavras passarei a opinião do ferrarista nos diversos assuntos.

2ª Parte da Temporada: A Red Bull estará mais forte nessa segunda parte do campeonato. O próximo circuito em Nurburgring, na Alemanha, possui várias curvas de baixa. A Ferrari vai apresentar um novo pacote, mas são mudanças pequenas que deixarão o carro um pouco mais competitivo, quem sabe buscando um 5º ou 6º lugar na classificação [Ferrari como a terceira força, atrás de Brawn e RBR apenas].

Brawn GP: Na pré-temporada vi a Brawn e eles estavam de tanque cheio, com o carro regular e andando 1s mais rápido que todos. Tive certeza que a Ferrari teria que fazer mais do que poderia para alcança-los. A RBR parece vir mais forte agora, mas a Brawn precisa apenas administrar o ano, porque a vantagem é grande. O Ross [Brawn, chefe da equipe] tem por ambição os dois campeonatos. O de construtores tem uma vantagem financeira e o de pilotos é mais a fama. Ele arriscou pegar a equipe com dinheiro para só um ano. Arriscou bastante e não vai deixar escapar esse título.

Button vs Barrichello: O pessoal acha que existe o melhor e o pior piloto. Na F1 a diferença de um para outro é pequena. Se não fosse o Button ganhando todas, seria o Barrichello. A Brawn é 1s superior à maioria dos carros. Matematicamente é possível a virada. O inglês pode ter duas corridas sem pontuar e o Rubinho pode enconstar. Mas pensando no geral, o Ross deve ganhar o campeonato o mais rápido possível. Talvez a concentração em um dos carros comece logo [já que a RBR está forte].

Fernando Alonso: Não é tão simples assim. O Jornal AS [que noticiou uma possível ida de Alonso já em 2010 para a Ferrari] não fez isso pela primeira vez. A imprensa espanhola gosta de por lenha na fogueira. Agora, em 2011, as chances são realmente grandes [de uma possível contratação do espanhol pela Ferrari].

Ferrari: Talvez até o final do ano seremos os únicos a usar o KERS. Ele funciona bastante quando saímos de uma curva lenta, com uma marcha baixa, e em seguida, temos uma longa reta. Para ganhar ainda este ano precisamos melhorar muito. Já estamos pensando no carro do ano que vem. Como corrida, tivemos em Silverstone, na Inglaterra, o melhor resultado, mas em ritmo fui bem em Mônaco. Só não cheguei em 2º no principado porque muitas vezes fiquei atrás de carros lentos. Acredito na Ferrari para o ano que vem, não para esse.

Kimi Raikkonen: Desde quem conheço o Kimi, ele é exatamente a mesma pessoa. Ninguém entra desmotivado para uma corrida de Fórmula 1. Isso não acontece com ele. Para um piloto de F1 nunca se falta motivação.

Novas equipes para 2010 – Manor/USF1/Campos: Acho que não foram as três mais bem preparadas a serem escolhidas. A USF1 sim [terá como chefes Peter Windson e Kim Anderson, que construiu um dos melhors túneis de vento]. O dono dela é o ex-dono do Yootube [ex: ele vendou para os donos do Google]. Dinheiro não falta. Agora acho que faltou a Lola e a Prodrive, que estariam mais bem ancoradas.

Motivação pessoal: Acordar sabendo que tenho um carro melhor e que luta por vitórias seria com certeza melhor. Nem todo dia começa com Sol, mas não precisava chover tanto.

Um comentário:

  1. Opa! Bela entrevista!
    Respondeu algumas perguntas: Alonso, Ferrari competitiva, falta de mitivaçã do Raikkonen!
    Duvidas que todos deviam ter!
    Abçs!

    ResponderExcluir