domingo, 14 de março de 2010

Um dia de atraso

O favoritismo da Ferrari só se confirmou na corrida. Fernando Alonso venceu a primeira do ano. Graças a um ótimo desempenho de Sebastian Vettel – não fosse o mau rendimento do motor, nas últimas voltas, venceria a prova –, os pilotos da equipe italiana ficaram ofuscados. Mas o problema da primeira curva, quando o propulsor da RBR teve problemas com Mark Webber, apareceu no fim da prova impedindo que Vettel conquistasse a vitória.

Fernando Alonso voltou a vencer depois de mais de um ano, quando conquistou a vitória do Japão, pela Renault, em 2008. Felipe Massa voltou ao pódio, logo na reestreia na F1 e a Ferrari mais uma vez fez a dobradinha, que não vinha desde junho, no GP da França de 2008. Lewis Hamilton se aproveitou do problema com Vettel e chegou no pódio.

A corrida não foi das melhores, mas as táticas foram finalmente observadas. Grande parte dos pilotos fez apenas 1 pit. Apenas Alguersuari e Hulkenberg fizeram dois, mas por problemas de pista. A diferença de voltas que o pneu duro aguentou mais que o mole, foi pouca. Os pilotos que fizeram a primeira perna da prova mais longa, como Barrichello e Liuzzi, não tiveram grande vantagem com relação aos ponteiros.

As estratégias devem melhorar muito. Ninguém chegou a arriscar uma parada a mais, usando um jogo de pneus moles e novos de vantagem. O tempo perdido em um pid adicional, seria compensado na pista. O piloto que usou o box mais rápido, foi Vettel, com uma perca total de 22.260 segundos.


Sem táticas ousadas ou problemas gritantes de pneus, a prova foi, em certo ponto, monótona, mas tem tudo para melhorar, já que as equipes tinham esta primeira prova como uma incógnita. Dos 10 pilotos que pontuaram, além dos 8 carros mais fortes – Ferrari, McLaren, RBR e Mercedes – Liuzzi e Barrichello marcaram os primeiros pontos nas posições 9 e 10 respectivamente.

Alonso começa na frente de Massa. Mas um campeão não vive apenas de vitórias, e sim de regularidade. Quando o espanhol vencer, o brasileiro precisa estar o mais próximo dele. Ao longo do dia você terá mais comentários sobre o 1º GP da temportada.

1º Fernando Alonso (ESP) Ferrari 1:39:20.396
2º Felipe Massa (BRA) Ferrari +16.0
3º Lewis Hamilton (ING) McLaren +23.1
4º Sebastian Vettel (ALE) RBR +38.7
5º Nico Rosberg (ALE) Mercedes +40.2
6º Michael Schumacher (ALE) Mercedes +44.1
7º Jenson Button (ING) McLaren +45.2
8º Mark Webber (AUS) RBR +46.3
9º Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India +53.0
10º Rubens Barrichello (BRA) Williams +62.4
Em 2006, Alonso também venceu a primeira do ano: Foi campeão. Ele é o 5º estreante da Ferrari a vencer o 1ºGP pelo time

Bruno Senna teve problemas no motor. Di Grassi também abandonou

Barrichello demorou para parar. Chegou a ser 5º

O engenheiro de Massa apontou um problema. Nada grave

2 comentários:

  1. Ok William. Já coloquei o link do seu blog, espero o retorno!
    Valeu por ter gostado. Precisando de algo, estamos ai!

    Forte abraço.
    Capacetes F1
    www.capacetesf1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi William!!! Parabéns pelo seu espaço!!!! Passarei sempre por aqui!!!

    bjs, Ludy

    ResponderExcluir