domingo, 26 de julho de 2009

Um fim de semana diferente

A décima etapa do mundial de Fórmula 1 ocorreu em Budapeste, na Hungria e não foi das mais normais. Nos treinos livres a McLaren dominou, no sábado um acidente com gravidade inesperada de Felipe Massa e pole position de Fernando Alonso e no domingo vitória de Lewis Hamilton, Vettel com probelmas na sua RBR, Jenson Button em sétimo, Kimi Raikkonen no pódio, Barrichello fora dos pontos e Alguersuari na frente de seu companheiro Buemi.

na largada, Sebatian Vettel perdeu várias posições, pois um "inspirado" Kimi Raikkonen veio com muitos "chegá-pra-lá" nos adversários e na primeira curva o finlandês era o quarto. Hamilton largou bem utilizando o Kers, foi para terceiro e mais tarde pressionou Webber ganhando também a segunda posição. Nelsinho Piquet (será essa a última corrida?) largou bem, ganhou três posições, ficou em 11º e foi tudo o que fez na prova. Rubens Barrichello perdeu várias posições na largada e caiu para 18º. Fez uma corrida de recuperação, mas afirmou que o lado psicológico não ajudava graças ao acidente de Felipe Massa (pena não poder citar ele nessa corrida).

Enquanto a briga era extrema no meio do pelotão, lá na frente Alonso (com menos gasolina), ia abrindo, abrindo, até que seu mecânico também deixou aberto um espaço entre o parafuso e a roda dianteira direita da Renault (e talvez também esteja em aberto a sua vaga na equipe) do espanhol, que ao sair do box não tinha mais controle algum sobre o carro. A roda saiu rodopiando e pulando, mas não acertou ninguém (talvez se o fim de semana fosse mais "negro" essa roda poderia ter tomado outros rumos).

Alonso ainda voltou ao box, trocou a roda novamente, andou por mais algum tempo mas abandonou a corrida. E o Nelsinho? brigava pela décima posição! Por essa roda que saiu do carro de Fernando Alonso, a Renault foi julgada e tida como culpada pelo acidente. A pena (que será recorrida) é a expulsão do próximo GP.

A primeira posição caiu no colo de Hamilton que não desperdiçou a chance e venceu depois de 10 corridas.
Parece que o "copia e cola" da McLaren (que resolveu fazer um modelo aérodinâmico inspirado em pedaços dos outros carros) vem dando resultados. Está ai uma boa opção para a STR, a BMW e a Force India (só falta o Kers).
Sebatian Vettel teve problemas em seu carro. No rádio o piloto falou que algo estava quebrado, foi ao box, trocaram o bico da RBR, Vettel voltou para a pista mas não adiantou. Com isso, foi ultrapassado por Mark Webber no mundial de pilotos.
Desde então, apenas algumas poucas posições se alteraram na corrida. Hamilton chegou em primeiro, seguido por Kimi Raikkonen e Mark Webber completou o pódio. A Williams mostrou recuperação e fez uma bela corrida, assim como a equipe Toyota.
Mas e o Nelsinho que tinha os mesmos componentes que o "Fernando" no carro? Chegou em décimo segundo!
  • 1- Lewis Hamilton (McLaren) - Vencedor
  • 2- Kimi Raikkonen (Ferrari) + 11.5 s
  • 3- Mark Webber (RBR) + 16.8 s
  • 4- Nico Rosberg (Williams) + 26.9 s
  • 5- Heikki Kovalainen (McLaren) + 34.3 s
  • 6- Timo Glock (Toyota) + 35.2s
  • 7- Jenson Button (Brawn Gp) + 55 s
  • 8- Jarno Trulli (Toyota) + 68.1 s
  • 10- Rubens Barrichello (Brawn Gp) + 69.2 s
  • 12- Nelsinho Piquet (Renault) + 71.5 s
A próxima etapa será apenas no dia 23 de Agosto com o Gp da Europa. Esperamos que até lá Felipe Massa já esteja totalmente recuperado. Ficamos na torcida!
imagens: globo.com

3 comentários:

  1. Realmente um fim de semana diferente!
    E é o fim do Piquet!
    Ele é ruim e mais!
    E tb estou torcendo pelo Massa!

    (3 semanas sem Fórmula 1, de novo, é sacanagem!)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O Hamilton Mereceu essa vitória!
    Mais do que ele, o Alonso!
    Menos do que todos (o Nelsinho? quase!) o Buemi, que chegou atrás do Alguersuari!
    Vamos Felipe Massa!!!

    ResponderExcluir
  3. aOww Gehadd
    o perigo da ROda cara:
    http://www.youtube.com/watch?v=t6zKHMRMRbQ
    acabou matando!
    mas é na F2 hehehehehe

    abraço!!

    ResponderExcluir