domingo, 23 de agosto de 2009

Barrichello volta ao topo da F1


Foram longos 5 anos. Muitos desacreditaram sobre as chances de Barrichello na carreira. Mas 2009 começou para mudar tudo isso. O brasileiro ganhou de presente o melhor carro do ano: a Brawn GP. Há algumas corridas os ingleses não tiveram a atuação de sempre. Em Valência a imponência voltou. Foi na China, em 2004, a última – e sempre emocionante – vitória de Barrichello. Raikkonen, naquela ocasião, também foi o 3º.

A 100ª vitória brasileira começou a ser construída ontem, quando Barrichello, mais leve, se posicionou logo atrás das duas Mclarens. Jenson Button, o líder do mundial, foi o 5º, à frente de Raikkonen, que com KERS, tinha tudo para atrapalhar o inglês. Foi o que previ ontem. Dito e feito. Rubinho se posicionou bem atrás das flechas prateadas. Button largou mau e afundou ainda mais no grid. Caiu para 8º. As Mclarens e a Ferrari de Raikkonen estavam com pneus duros, enquanto RBR e Brawn usavam os macios.

A estratégia de Rubinho estava desenha. Era seguir na cola das ponteiras, e, mais leve, pararia 3 voltas após Lewis Hamilton e duas de Heikki Kovalainen. O inglês disparou na frente. Kovalainen ditava o ritmo de Barrichello. O brasileiro colou no finlandês. Com a parada de 8.8s, de Kova, Barrichello tinha duas voltas para completar o primeiro degrau rumo a 10ª vitória na carreira. Com 9.0s, mas com voltas rápidas, o brasileiro ultrapassou o finlandês. Rubinho era 2º. Mas faltava Hamilton, que no momento da volta do brasileiro a pista, estava 3.2s à frente.

Na volta 32, Sebastian Vettel saiu da prova. Com motor quebrado, o alemão abandonou a prova – restam-lhe 2 motores para o final do ano, caso use mais, será penalizado no grid de largada. Enquanto Button e Mark Webber estavam lutando por apenas 1 pontinho, Barrichello e Hamilton seguiam a sina de volta mais rápida, atrás de volta mais rápida. O inglês parou 4 voltas antes do previsto. A equipe errou e ele ficou mais de 13s no box. “Coisas como essas acontecem, esse foi apenas um pequeno revés. Temos que alcançar esses rapazes [da Brawn]. Eles estão muito rápidos”, analisou o inglês, ao final da prova, em entrevista coletiva transmitida pelo Sportv.


Nakajima teve problemas na roda traseira esquerda e a Brawn resolveu antecipar a parada – imagino temendo um Safety Car – de Rubinho. Mesmo com o erro da Mclaren, Barrichello já havia assegurado na pista a ultrapassagem, com voltas voadoras, somadas a mais rápida da prova, naquele momento. Somando o erro e as voltas do brasileiro, ele retornou 6.7s à frente de Hamilton. “A mudança nos pneus ajudaram e o carro esteve consistente. Estive no mesmo ritmo do Hamilton e até mais rápido. Tivemos paradas boas. Queria que esse momento fosse para sempre”, disse o brasileiro, na entrevista coletiva.


Mas nada é para sempre Rubinho. Bem como a vantagem de Button, que agora é de 18 pontos. 72 contra 54 do brasileiro. Caso Ferrari, Mclaren e como hoje, Williams e Renault também continuarem entre os ponteiros do mundial e em nenhum momento das próximas provas, Button fique logo atrás de Barrichello, nenhuma troca de posições acontecerá. É a chance de Rubinho. Distante, mas existe. Acredita Barrichello!



Rubinho faz a homenagem à Massa. As imagens são dos sites: formula1.com / uol.com.br / globoesporte.com

1- Rubens Barrichello (Brawn Gp) - Vencedor
2- Lewis Hamilton (McLaren) + 2.3 s
3- Kimi Raikkonen (Ferrari) + 15.9 s
4- Heikki Kovalainen (McLaren) + 20.0 s
5- Nico Rosberg (Williams) + 20.8 s
6- Fernando ALonso(Renault) + 27.7s
7- Jenson Button (Brawn Gp) + 34.9 s
8- Robert Kubica (BMW) + 36.6 s

4 comentários:

  1. Cala a boca de quem fala mal de você Barrichello!
    (E por mais que o Galvão fale bem, cala a boca dele também, por favor!)
    Muito bom, meu coraçõ bateu mais forte e eu quase chorei contigo brasileiro!
    Força Barrichello, força!
    abçs!

    ResponderExcluir
  2. vaiii barrichello
    nos acreditamos em vc
    MTO MASSA

    ResponderExcluir
  3. Foi bem bacana!!! Uma das poucas coisas boas da corrida...Outra foi o Kimi. O "francês" e sua equipe francesa vendo que não seria tão simples, tb foi legal!!

    ResponderExcluir
  4. O Adriano! Realmente a parte que o Galvão maluko falou: BATE NO PEITO E FALA: EU SOU RUBENS BARRICHELLO E "JÁ" GANHEI 10 CORRIDAS DA FÓRMULA 1...
    Foi pra acaba! Puxassaquismo é fods!
    Mas to super feliz pela vitória do Rubinho!
    A categoria voltando a ter McLaren e Ferrari no pódium, provavelmente será assim no ano que vem!
    Abraços!

    ResponderExcluir