quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hora de brilhar


Hoje fui perguntado sobre quem era Luca Badoer. O questionamento foi feito no programa Arquibancada – http://www.arquibancadanet.com.br/ –, sempre ao vivo pela Rádio Cesumar FM – http://www.radiocesumar.com.br/. Propaganda a parte, a equipe Arquibancada imaginou que o italiano era um jovem promissor da Ferrari. Muito pelo contrário.

Era o que queria Alessandro Zanardi, piloto também italiano e ex-Fórmula 1. Em entrevista à Gazetta dello Sport, Alex criticou a escolha da equipe de Maranello. “Escolher um piloto jovem da GP2 teria sido a escolha mais lógica”, afirmou o italiano. Badoer nasceu em 1971 e já é um veterano na F1.

Apesar da idade, o piloto tem apenas um resultado expressivo. Um recorde indigesto. Luca Badoer é o recordista de provas sem marcar pontos na F1. São 48 GPs e nenhum ponto. Como falei no último post, teve como melhor resultado um 7º lugar em San Marino/93, então pela Lola. Teve outras oportunidades de encerrar o jejum, como no GP da Europa em 1999, pela Minardi. Era o 4º colocado e acabaria com o jejum de provas, não fosse um problema no carro. Aos prantos, demonstrou muita tristeza ao lado da máquina que falhou.

Quilometragem não é o que falta ao italiano, já que desde 1998 tem contrato com a Ferrari, como piloto de testes. Apesar disso, não participa de uma etapa do mundial desde 1999. Mas nos testes sempre está presente – quando eles ainda eram válidos.

Na própria cidade de Valência, onde voltará às pistas, Bado não tem um boa lembrança. Em testes na Espanha o italiano se chocou com Fernando Alonso, então na Mclaren, no ano de 2007. Se o choque pode acontecer novamente ou não, isso depende do aval da FIA, que pode ou não, liberar a Renault para a disputa do GP espanhol.



2 comentários:

  1. texto excelenteeeeeeeeeeee !!
    não sabia dessas informações ...

    pelo visto a ferrari está entrando em uma furada ... investindo em um piloto ja rodado e com pouca experiencia em podios , que por sinal é o que a escuderia menos precisa no momento !

    só nos resta torcer e esperar que o quadro se reverta ... para o bem da formula 1 e dos amantes desse esporte !

    flw ;)

    ResponderExcluir
  2. Esse cara merecia vencer!
    Por tudo q ele ja passou na categoria!
    Vou torcer para ele na próxima prova!
    E acho que a Renault não deveria ser punida...se fosse assim, a Ferrari deveria ter sido punida ano passado no caso da mangueira do Felipe...ou a própria Renault em 2006 se não me engano, em que a porca da roda do carro do Alonso, também na Hungria, saiu voando!
    Abrçs!

    ResponderExcluir