sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Trânsito agitado em Valência


O segundo circuito de rua do calendário é um show a parte. Apesar disso é uma pista muito suja, pouca emborrachada e que mudou muito do primeiro treino livre (TL1) para o segundo (TL2). Dois treinos muito impressionantes que seguraram qualquer fã que estivesse com sono – devido ao horário da transmissão no Brasil: 5h e 9h.

Muitas notícias antes dos carros correrem. A principal delas vem da RBR. O alemão Sebastian Vettel estendeu o contrato com a equipe austríaca até 2011, com possibilidade de renovação para 2012. Ele passa pelo que aconteceu com Fernando Alonso, em 2006. Não precisou mudar para um time forte e, enfim, lutar pelo título. A RBR dá as condições ideais para Vettel almejar o sonho na equipe em que cresceu. Na Brawn, o conservadorismo foi deixado de lado. A equipe evoluiu o carro sem pensar nos constantes problemas de pneu.

A tática inglesa deu certo. Em um final de semana que será usado o pneu super macio e macio, a equipe de Rubens Barrichello leva vantagem em relação a concorrente direta pelo título. A RBR sofre em condições quentes e com os pneus macios. O brasileiro tratou de mostrar a superioridade no TL1. Longe dos melhor tempos do TL2, Rubinho marcou 1:42.460, o melhor tempo do primeiro treino. Atrás do brasileiro, em sequência, as duas Mclaren, com Heikki Kovalainen – que levou um puxão de orelha da equipe, que lhe cobra melhores resultados – e Lewis Hamilton. Na 4ª posição Jenson Button, líder do campeonato.

Ainda sobre o TL1, Luca Badoer, estreando pela Ferrari em corridas, foi o último. Romain Grosjean, pela Renaut, 17º. Jaime Alguersuari, o jovem suíço da STR, fez 30 voltas e conseguiu a 13ª posição. Resultados do TL1: http://www.formula1.com/results/season/2009/816/6659/

Devido a sujeira, os carros continuaram deslizando e encontrando “surpresas” na pista. No TL2 não foi diferente. Fernando Alonso da Renault, em casa, fez feio. Mas espere. Ele concertou o erro. O espanhol acertou o carro do alemão Nick Heidfeld da BMW. O alemão voou. Ambos conseguiram voltar à pista. O espanhol livrou a cara e marcou o melhor tempo do sábado, com os pneus super macios: 1:39.404. As Brawn seguiram na cola de Alonso, com Button e Barrichello respectivamente. Tempos TL2: http://www.formula1.com/results/season/2009/816/


As “notas” ruins do treino, foram as penalizações para Luca Badoer. O italiano excedeu o limite de velocidade nos boxes. A Ferrari terá que desembolsar uma “nota” preta para pagar os inúmeros erros do piloto, que foi antepenúltimo no TL2. Meu favorito para amanhã é Alonso, que deve vir leve. Mas tudo será decidido domingo, na largada, quando os carros com KERS podem entrar no bolo, invertendo posições com os ponteiros do mundial, Brawn e RBR. E por tratarmos de um circuito de rua, as ultrapassagens são remotas.

imagens: formula1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário