sábado, 29 de agosto de 2009

Realmente um GP indecifrável


Giancarlo Fisichella é o pole position do GP da Bélgica. Não, você não está lendo nada errado. A pior equipe do grid, única sem marcar pontos, debuta na posição de honra da Fórmula 1. Festa de Vijay Mallia, o indiano dono da Force Índia.

Desde o Q1, o treino se mostrava diferente. Fernando Alonso da Renault, Jenson Button da Brawn GP e Lewis Hamilton da Mclaren ficaram no limite das posições derradeiras. O inglês, atual campeão mundial, escapou por uma posição de ser eliminado no início do treino.

A Mclaren realmente deveria estar muito leve no treino livre 2, na sexta, quando Hamilton foi o primeiro lugar. Ele e Heikki Kovalainen ficaram fora do treino já no Q2. A Mclaren não possui pressão aerodinâmica suficiente para um circuito como Spa. Jenson Button, líder do mundial de pilotos, larga apenas na 14ª posição. Pior largada do inglês no ano. Ele nunca havia ficado fora da super pole. Entretanto, Rubens Barrichello passou tranquilo para a última etapa do treino.

Na super pole o brasileiro arriscou. Foi leve. Mas não contava com três fênix a sua frente. Primeiro com Nick Heidfeld, com o carro 10 kg a mais que Rubinho, o alemão recolocou a BMW – que ainda luta desesperada para participar do mundial de 2010 – na frente do brasileiro. O italiano Jarno Trulli, com uma “ex-Toyota” decadente, é o segundo. Outro italiano, Fisichella, é o pole position. Por apenas 87 milésimos ele conseguiu ficar a frente de Trulli. O outro italiano do grid, Luca Badoer, foi novamente o último.


Antes de analisar os pesos dos carros, imaginei que Barrichello seria o favorito amanhã. Não penso mais assim. Para vencer, ele deverá passar os três ponteiros o quanto antes, para abrir vantagem suficiente e voltar em primeiro após as paradas no box. A favor do brasileiro está a 14ª posição de Button, que terá que penar para buscar alguns pontinhos.
Grid de largada:

1 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Mercedes) - 648 kg
2 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 656,5 kg
3 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 655 kg
4 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn-Mercedes) - 644,5 kg
5 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 649 kg
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 655 kg
7 - Timo Glock (ALE/Toyota) - 648,5 kg
8 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 662,5 kg
9 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 658 kg
10 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 670 kg
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 678,5 kg*
12 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 693,5 kg*
13 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 684,4 kg*
14 - Jenson Button (ING/Brawn-Mercedes) - 694,2 kg*
15 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 697 kg*
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 685 kg*
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 704,5 kg*
18 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 706,1 kg*
19 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - 704,7 kg*
20 - Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 691,5 kg*

2 comentários:

  1. Achei super merecido a pole dele, sempre foi injustiçado pela equipe que queria o Alonso. Parabéns pro Fisichella e vamos nos preparar que amanhã promete ser a melhor corrida da temporada!!!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um Grid de muitas surpresas! Bom pro Barrichello, mas essa leveza dele pode ser pra 3 paradas (eles gotam disso). O mais legal é ver os carros que podem quebrar mais e que podem perder mais rendimento na frente. Pode virar uma macarronada de troca de posiçõe essa corrida!
    Só mais uma coisa: GROJEAN em Penúltimo (O Nelsinho era ruim) e BADOER em último (coitado, eu gostava dele, ele se queimo voltando pra F1).
    Até mais!

    ResponderExcluir